sábado, 17 de outubro de 2009

CÂNCER TRANSMISSÍVEL



A origem das células tumorais de TVTC dos cães atuais remonta a um único lobo que viveu provavelmente na China ou na Sibéria, entre 250 e 2500 anos atrás.



Uma das primeiras campanhas de TV no Brasil para o esclarecimento da população sobre o câncer diza que essa doença não era contagiosa. Isso continua sendo verdade para humanos. Mas, para cães, a regra parece não valer mais.
Pesquisadores da Unversidade College London, liderados por Robin Weiss, mostraram que um tipo de câncer é transmitido entre cães através do sexo ou do contato oral com esses tumores. A doença, que não chega a ser fatal, é hoje largamente disseminada entre esses animais no mundo. O tumor venéreo transmissível canino (TVTC), como é denominado, é a forma de cãncer mais antiga conhecida.
Da análise genética do sangue de 18 cães de três continentes, bem como de tumores extraídos de 14 cachorros de quatro continentes, a eqipe concluiu que a doença teve origem em um único animal, provavelmente um lobo ou cão de raça antiga, talvez asiática, que viveu entre 200 anos e 2,5 mil anos atrás. Também foi possível mostrar que as células cancerosas não têm similaridade genética com a dos animais infectados. Portanto, são células do próprio individuo que começam a crescer sem controle. Com isso, praticamente descarta-se a origem viral para esse câncer canino.
Os pesquisadores supõem que o TVTC era inicialmente mais agressivos, mas perdeu virulência, para não matar suas vítimas, como cabe a um parasita bem sucedido. Esses resultados põem em dúvida a crença de que, com o tempo, o câncer se torna mais agressivos e instável geneticamente, o que facilita seu tratamento por drogas ou o ataque do sistema inume.
Esse parece ser o segundo caso de câncer transmissível em não humano. Ano passado, um tipo estranho dessa doença, que ataca a face, praticamente dizimou populações selvagens de diabos-da tasmânia (Sarcophilus harrisii), na Austrália. Desde então, desconfiava-se que a doença poderia ser transmissivel